DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Apresentação dos novos residentes mobiliza Ipanema

Texto: João Borges

Além da recepção aos 33 médicos recém-formados que trabalharão para completar o aprendizado, a solenidade de apresentação dos novos residentes do Hospital Federal de Ipanema funcionou como um breve curso intensivo sobre a unidade. Na manhã desta segunda-feira (13/03), no Auditório do Centro de Estudos, o hospital também foi apresentado aos novos médicos, com a participação de representantes da direção e de praticamente todos os setores envolvidos na assistência.

Após cada novo residente responder à chamada nominal do diretor Benito Accetta, ele e outros 24 profissionais do Hospital de Ipanema, apresentados pelo presidente do Centro de Estudos, Alexandre Maluf, se revezaram para dar boas-vindas e apresentar um resumo das rotinas de cada setor. Essas rotinas serão assimiladas com o tempo, mas, ao longo das duas horas e meia da solenidade, já ficaram evidentes a necessidade de entrosamento e o constante foco no paciente. Com os novos 33, somados aos 47 que já estavam na unidade, o hospital passa a totalizar 80 médicos residentes.

O diretor Benito Accetta considera que os novos residentes “pousaram num hospital de excelência” e colocou-se à disposição deles. “Temos a grande responsabilidade, de aprender bastante. Algum problema? Podem me procurar. É função da direção dar as condições” – enfatizou Benito. O diretor também deu um conselho aos novos residentes: “O médico tem que ser humilde, ouvir o paciente”.

A nova coordenadora Médica-Assistencial do Hospital de Ipanema, Cláudia Machado, que voltou à unidade após 12 anos, ressaltou que os novos residentes serão tratados como colegas pelos médicos da unidade e recomendou um comportamento baseado no respeito aos pacientes. Cláudia Machado também manifestou otimismo em relação à presença dos novos residentes. “Acho que vocês vão adorar, é um hospital de excelência. Espero que voltem como staffs (médicos efetivos do hospital)”.

COREME – Outro setor de portas abertas para os novos residentes é a Coordenação de Residência Médica (Coreme) do Hospital de Ipanema. “Não só para problemas, mas também sugestões para melhorar, a Coreme está à disposição de vocês” – frisou o coordenador Juan Renteria. Ele ainda incentivou os novos médicos a escolherem seus representantes junto à Coreme.

A assessora da Direção, chefe do Serviço de Endoscopia e presidente da Comissão de Ética Médica da unidade, Ana Maria Zuccaro, parabenizou os novos residentes pela aprovação no concurso de 2017 e agradeceu a eles pela escolha do Hospital de Ipanema, onde, segundo ela, “vão aprender a ser éticos”. “Aqui a principal estrela é o paciente” – ressaltou.

Para Ana Zuccaro os novos residentes vão aprender a usar “um olhar de 360 graus, não apenas para o que está escrito no papel, com atenção ao doente, anamnese e exame físico”. Ela ainda destacou a importância da convivência, mesmo com diferenças marcantes entre os profissionais, e da humildade. “Tenho certeza de que vocês sairão daqui melhores profissionais do que quando chegaram” – afirmou.

PRESENÇAS – A apresentação teve ainda os seguintes participantes: Antônio Cláudio Ahouagi da Cunha (chefe da Urologia); Luiz Alfredo Lamy (chefe da Clínica Médica); Glaucus Cajaty dos Santos Martins (Urologia); Aguinaldo Ferreira Leite Filho (chefe da Ginecologia); Carina Pereira Coelho (chefe da Cirurgia Plástica); Haward Iosto (Anestesiologia); Monica Mattozinho (Grupo de Estudos e Suporte para Lesões e Pele (Gesulp)); Josemar Alves de Anchieta (Divisão de Enfermagem); Isabela Cleinman (CCIH); Adriana Erthal (Unidade Transfusional); Sandro Carpi Silva (Informática); Andréa Siodario (Núcleo de Qualidade e Segurança); Maria Alice da Costa e Silva (Serviço Social); Paulo Gabriel Bastos (Chefe da UTI); Cristiane Ciafrino (chefe da Farmácia); Deise Araújo (chefe do NIR); Renata Lisboa (chefe da Nutrição); Leda Barcellos e Tatiana Alvarenga (Anatomia Patológica); Maria Alice Souza de Araújo (Gerência de Risco Sanitário); e Marco Antonio Sant’Anna (chefe do Núcleo de Planejamento e Epidemiologia).

O Hospital Federal de Ipanema mantém programas de residência médica nas seguintes especialidades: anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia plástica, endoscopia, coloproctologia, ginecologia, ortopedia e urologia. Desde 1969, quando a Residência Médica foi instituída na unidade, até o ano passado, o Hospital de Ipanema recebeu um total de cerca de 1.650 médicos residentes.

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar