DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Capacitação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa recebe inscrições

Profissionais de saúde e demais interessados no atendimento a idosos terão uma nova oportunidade para se qualificar. A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou nesta quinta-feira, 20, nova turma para os módulos I e II do curso online Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. A capacitação é uma ação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS), em parceria com a Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS/Fiocruz).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, pelo link, e o início é imediato.

Tendo como base a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), a capacitação traz orientações para um tratamento integral e humanizado – considerando as particularidades e o contexto social do paciente – e incorporam as mais modernas técnicas pedagógicas para o ensino a distância.

Para isso, os módulos foram desenvolvidos em ambientes de aprendizado com os quais o usuário já está familiarizado – caminhos intuitivos, como em um site qualquer – eximindo-o de uma nova experiência de navegação. Tal estratégia busca otimizar o tempo de execução do curso, bem como o processo de aprendizado do aluno.

Módulo I

Voltado para profissionais de saúde de nível superior e demais interessados no tema, o objetivo desse curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, com destaque às questões clínicas prevalentes nesse grupo populacional.

Com uma sequência do aprendizado aleatória, o ambiente do curso permite ao aluno navegar pelo conteúdo conforme suas necessidades mais urgentes, aliando tais conhecimentos a sua rotina profissional. São cinco unidades, que tratam dos temas: Envelhecimento Populacional, Ações Estratégicas, Avaliação Multidimensional e Condições Clínicas e Trabalho em Equipe.

De forma ampliada, são trabalhados os chamados “Gigantes da Geriatria”: as síndromes geriátricas cujo diagnóstico e manejo são extremamente complexos, como depressão, demência e delirium, incontinências, instabilidade postural, quedas e fraturas, imobilidade e Iatrogenia. Outros agravos como Parkinson, Alzheimer, diabetes, neoplasias de mama, cólon, reto e próstata, hipertensão arterial e suas consequências diretas também são discutidos.

Ao final o aluno estará capacitado a implementar ações de atendimento às doenças mais características do idosos, mas, também participar da elaboração de estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde – tendo sempre em mente melhorar a qualidade de vida e alcançar um processo de envelhecimento mais saudável e ativo.

Módulo II

Voltado para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares.
Como em um jogo de tabuleiro, o curso é dividido em nove fases. Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situação-problema, encontra possíveis soluções na videoaula e testa os conhecimentos por meio das avaliações formativas. Neste jogo, não é possível pular de fase. Só se avança no tabuleiro, depois de conquistar e finalizar a fase anterior.

O curso em números

Esta é a terceira oferta do módulo I e a segunda oferta do módulo II. Desde o lançamento do módulo I, em julho de 2016, cerca de 50 mil profissionais de saúde, de 3616 municípios espalhados nas 27 unidades da federação, se matricularam.

Não perca esta oportunidade e qualifique-se você também!

Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: UNASUS

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar