DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Como ser atendido?

Os hospitais federais do Andaraí, de Bonsucesso, Cardoso Fontes, de Ipanema, da Lagoa e Servidores do Estado são unidades de média e alta complexidade localizadas no Rio de Janeiro. O principal objetivo destas unidades é dar assistência especializada, após o paciente já ter obtido o primeiro atendimento em um Posto de Saúde (unidades de Atenção Básica de Saúde) ou em Clínicas da Família.

Após este primeiro atendimento, os Postos de Saúde e as Clínicas da Família são responsáveis por agendar, quando necessário, consultas, exames e procedimentos cirúrgicos nos hospitais federais do Rio de Janeiro.

O agendamento é feito por meio de dois sistemas informatizados, que são regulados pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, criados para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, desde o atendimento básico até a internação hospitalar.

Nos hospitais do Andaraí, Bonsucesso e Cardoso Fontes há emergências de porta aberta, funcionando 24 horas. O acolhimento de pacientes nestes espaços obedece a um sistema de classificação de risco, que prioriza os casos mais graves.

Em todas as unidades o atendimento tem como referência a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando um acolhimento humanizado, com qualidade e segurança aos pacientes.

Acesse: Protocolos de Acesso Ambulatorial: Consultas Especializadas nos Hospitais Federais no Rio de Janeiro