DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

DOAÇÃO DE SANGUE

Mônica apresenta o Hemonúcleo aos estudantes

O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCH), unidade do Ministério da Saúde na zona Oeste do Rio de Janeiro, realiza nesta terça e quarta-feira (5 e 6) dois novos trotes solidários de doação de sangue. Além dos estudantes, qualquer pessoa pode participar da ação. A iniciativa é uma parceria entre a universidade Estácio de Sá – campus R9 Taquara – e o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério. O primeiro dos trotes ocorreu na última quarta-feira (30), quando 40 universitários estiveram no hospital e, além de doar sangue, conheceram os bastidores do banco de coleta.

Os alunos se deslocam para o HFCF em ônibus cedido pelo próprio hospital. “A nossa missão é trazer esses jovens para dentro das instalações a fim sensibilizá-los, mostrando a eles o destino do sangue que doam”, conta, entusiasmada, Mônica Ferreira, coordenadora do Hemonúcleo. A emergência do hospital atende em média 50 pacientes por dia, demandando um número maior de doadores. Em 80% dos atendimentos nessa emergência, os casos são oncológicos. “Precisamos formar um pensamento de doador entre a população. A doação de sangue ainda é muito estigmatizada e é o que precisa ser mudado”, observa ela.

Caloura de Educação Física do 1º período da faculdade, Luana dos Santos, 18 anos, não imaginava que o trote seria tão inspirador. Moradora do bairro de Cordovil, no Rio de Janeiro, ela não conhecia o Hemonúcleo do HFCF, em Jacarepaguá, mas diz que sempre quis ser uma doadora. “Me sinto muito bem em doar porque sempre quis ajudar e a iniciativa da faculdade e do hospital me ajudou a conseguir essa meta”.

IDEIA CRIATIVA – O trote solidário faz parte de uma ação especial que busca inovação e conscientização já no começo da vida universitária. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Também é necessário apresentar documento com foto original. Os menores de idade devem ir acompanhados de um responsável. O atendimento no Hemonúcleo do HFCF acontece de segunda a sexta das 8h às 12h.

Serviço

Local: Hemonúcleo do Hospital Federal Cardoso Fontes (Avenida Menezes Cortes, 3245 – Jacarepaguá, Rio de Janeiro)

Horário: Das 8h às 12h

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar