DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Evento discute estratégias das Ouvidorias na gestão do diálogo nos Hospitais Federais do Rio de Janeiro

TEXTO: PÂMELA PINTO

Mediação de conflitos e valorização dos profissionais serão debatidos durante palestra. Haverá entrega de certificados aos profissionais elogiados por pacientes nos hospitais

A primeira edição da Semana das Ouvidorias dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro acontecerá entre os dias 15 a 17 de março, com o propósito de debater a gestão do diálogo nas unidades. O encontro é promovido pela Ouvidoria-Geral do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), responsável pela coordenação do trabalho de escuta nos hospitais do Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado.

Nos dois primeiros dias da programação haverá atividades nos hospitais, como a entrega de “Diplomas de Elogios” aos profissionais que receberam agradecimentos dos pacientes. O encerramento acontecerá sexta-feira, a partir das 9 horas, com um colegiado ampliado e uma palestra sobre a “Mediação de Conflitos e sua relevância para o trabalho da Ouvidoria na área da saúde”, ministrada pela advogada Sílvia Vieira,  especialista em direitos humanos.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL – Raquel Rodrigues, Ouvidora-Geral do DGH, explica que a ouvidoria é um espaço democrático de comunicação que recebe manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam eles pacientes, seus familiares ou profissionais de saúde, e articula soluções com os gestores. “Por meio de solicitações, reclamações, denúncias, informações e elogios os usuários são inseridos no processo de gestão, ampliando as possibilidades de participação social, garantida pela constituição cidadã”.

A Ouvidoria-Geral atua para estimular a inclusão dos usuários como atores na gestão da saúde e busca a valorização profissional como estratégia direcionada aos trabalhadores, com entrega de “Diplomas de Elogios” aos funcionários. Em 2016 foram registrados 928 elogios, feitos por pacientes, para registrar a satisfação no atendimento. “O canal da Ouvidoria é mais utilizado para realizar solicitações e reclamações, há uma falta de cultura em valorizar o elogio no ambiente de trabalho. Isso precisa ser mudado, pois quando entregamos os certificados, observamos a satisfação das pessoas pelo reconhecimento de seu trabalho”, revela Raquel.

Programação

15 e 16/03Entrega “Diplomas de Elogios” nos Hospitais Federais

17/03 – Colegiado Ampliado de Ouvidorias. Palestra sobre “Mediação de Conflitos e sua relevância para o trabalho da Ouvidoria na área da saúde”.

Horário: 9h às 12h

Local: sala 901 – Departamento de Gestão Hospitalar

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