DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

HFSE tem novo diretor

A cerimônia de posse do novo diretor do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), o neurocirurgião Alexandre de Castro do Amaral, ocorreu nesta quarta (21/12). No salão da Coordenação de Assistência do hospital compareceram mais de 200 pessoas, entre elas, autoridades de saúde, diretores de hospitais federais e municipais, funcionários, amigos e familiares.  Em sua fala, ele assumiu o compromisso de intensificar e integrar os diversos serviços para fortalecer cada vez mais as ações da assistência no HFSE.

Formado em 1994 pela Faculdade Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o neurocirurgião prestou concurso em 2005 para o Ministério da Saúde, passando a atuar no HFSE. Aos 47 anos é o novo diretor da unidade e responsável por  traçar os destinos de um hospital de alta complexidade que disponibiliza tratamento em mais de 50 serviços especializados, entre clínicos e cirúrgicos, possui um total de 3.351 funcionários. Neste ano o HFSE realizou 231.023 consultas ambulatoriais.

Alexandre Amaral iniciou seu discurso de posse relembrando a sua trajetória desde o internato quando contou com a colaboração de mestres como o neurocirurgião, Ernesto Tapia Caballero, presente em sua posse, bem como os amigos que fez ao longo dos anos como os médicos Marcos Mazzoni, atual responsável pela Clinica da Dor e Comitê de Ética e Pesquisa do HFSE e o neurocirurgião José Carlos Lynch, que o recebeu no serviço de neurocirurgia. Agradeceu a todos os servidores e ao ex-diretor Leslie Aloan pela acolhida, afirmando estar à disposição de todos no gabinete. “Estou aqui para ouvir vocês. A grande incumbência desse cargo é servir a vocês e não a minha vaidade. Por que esse cargo é temporário. Por algum tempo serei diretor, mas depois volto a ser servidor como todos nós somos.” Afirma Amaral.

Antes da assinatura do termo de posse, o ex-diretor e cardiologista Leslie de Albuquerque Aloan entregou o cargo agradecendo a todos pela parceria e conquistas realizadas ao longo de sua gestão. “Deixo essa gestão com uma sensação muito boa, de casa saneada, abastecida, crises superadas e entregando o cargo a alguém com capacidade de dirigir esse hospital daqui pra frente. Desejo sucesso ao novo diretor Alexandre Amaral”, conclui Aloan.

Depois de empossado, para expressar seu apoio ao novo gestor, o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (DGH/RJ), Jair Vinnicius Veiga encerrou o evento desejando votos de muito sucesso em sua gestão. Durante a sua fala também fez questão de ressaltar o papel das direções dos hospitais federais na busca pela inovação da assistência. Segundo ele é necessário inovar cada vez mais para melhorar o perfil de nossa assistência. Para o DGH é fundamental estar  cada vez mais próximo dos hospitais, assim como as unidades federais precisam também estar próximas umas das outras. “É uma questão de complementariedade. Juntos conseguiremos ampliar a assistência ao nosso paciente. Essa é a nossa missão.”, concluiu Veiga.

Entre os convidados está o chefe da Cirurgia Vascular do HFSE, Jackson Caiafa, que manifestou sua expectativa sobre a gestão afirmando que a presença de todas as chefias na cerimônia de posse já se traduz em uma expectativa positiva da gestão. “Nos despedimos de uma direção participativa, que facilitou o nosso trabalho. Espero que ele continue esse modelo mantendo o contado com os diversos serviços tão necessários para a organização.

Ao final do evento todos foram convidados para participarem de um café da manhã.

Texto: Geiza Araujo

Fotos: Adriano Schimite

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar