DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Lucia Bensiman é a nova diretora do HFB

Texto e fotos: Fábio Borges

Médica do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), há 21 anos, Lucia Bensiman da Silva tomou posse, na manhã desta segunda-feira (09/01), como a nova diretora-geral da unidade. A cerimônia aconteceu no Auditório da Maternidade, com a presença de mais de 200 convidados, entre funcionários, chefias de serviços e clínicas e autoridades da área da Saúde. “Hoje meu coração se enche de alegria. Este é um dos momentos mais importantes da minha vida. Tomar posse perante todos que se encontram aqui é algo que me honra muito”, comemorou a nova diretora em seu discurso. A médica falou ainda sobre a sua expectativa à frente do HFB. “O nosso cenário prevê grandes desafios, mas juntos enfrentaremos as dificuldades e garantiremos as transformações e mudanças necessárias, com valores éticos, transparência e coerência com o discurso democrático”, assegurou.

Médica e docente do HFB, formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1986, Lucia Bensiman iniciou sua trajetória como pediatra do Serviço de Emergência em 1996. Depois, foi assessora do Faturamento Hospitalar, da Auditoria de Prontuário, da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e, por fim, diretora-técnica da Divisão Médica Assistencial. Como principal pauta da sua administração, Bensiman mencionou a importância do diálogo e da interação para a construção de uma administração democrática. “A interação com o Corpo Clínico, com a Enfermagem e funcionários administrativos será nossa principal pauta, sem esquecer a importância de firmar parcerias com os representantes da sociedade, muitos deles presentes nesta cerimônia. Com humildade e convicção, sei que poderemos superar quaisquer adversidades. As portas desta Direção sempre estarão abertas para o diálogo”, sentenciou.

O diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Jair Veiga, estava presente durante a assinatura do termo de posse. “Para nós, do DGH, é uma honra muito grande estar aqui no HFB para esta cerimônia de posse. O que a gente espera é que se dê continuidade ao trabalho que tem sido realizado aqui”, informou. Em seguida, ao dar ênfase à importância de ampliação da Rede de Atenção à Saúde, afirmou que “precisamos continuar alinhados às diretrizes do senhor ministro, do secretário de Atenção à Saúde e do DGH, no sentido de ampliar a Rede Federal no Rio de Janeiro”, explicou.

O presidente do Corpo Clínico do HFB, Baltazar Fernandes, parabenizou a nova diretora “primeiro, pela coragem de assumir esta direção neste momento de crise em todo o Estado do Rio de Janeiro, quando as prefeituras da Baixada passam por grandes dificuldades financeiras. Sabemos que o nosso hospital é a primeira opção da Baixada. Então, vamos precisar de muita união”, ressaltou. Baltazar Fernandes também manifestou seu otimismo com a nomeação de Lucia Bensiman, pois, de acordo com o cirurgião, “é positivo porque será uma direção que conhece o hospital, o que realmente facilita muito a nossa conversa e o acesso”.

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar