DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Novo diretor-geral do HFB toma posse em recepção calorosa


A cerimônia de posse que oficializou o início da gestão do cirurgião-geral  Gilson Max de Freitas Araújo como novo diretor-geral do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) foi marcada pelo carinho demonstrado pelos mais de 200 profissionais que compareceram ao Auditório da Maternidade nesta terça-feira (11/07).  Marcos Vinícius Dias, diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (DGH/MS/RJ), após a assinatura do termo de posse, destacou o comparecimento em massa dos profissionais durante a cerimônia. Segundo ele, foi “uma demonstração do afeto que os trabalhadores do HFB têm pelo novo diretor, e caracteriza também o interesse de todos pela melhoria do Hospital”, observou.

Marcos reforçou que o DGH está à disposição para prestar o apoio necessário à nova gestão, e falou ainda sobre a importância do projeto de reestruturação das unidades hospitalares do Ministério da Saúde no Estado. Ele lembrou que o HFB é “um hospital de excelência na Rede, e que caminha para o que todos na Unidade desejam – que é ter uma Emergência regulada e referenciada”, afirmou. Estiveram presentes também familiares do médico, autoridades, gestores de outras instituições e representantes da sociedade civil organizada.

O presidente do Corpo Clínico do HFB, Baltazar de Araújo Fernandes, lembrou o fato de serem da mesma especialidade. O cirurgião declarou “o apoio do Corpo Clínico do HFB à indicação do novo diretor”. Baltazar destacou ainda que “sempre é um desejo nosso que o diretor seja um profissional da casa, que entenda a complexidade do hospital e que lute pelas necessidades que nós temos para melhorar a qualidade da assistência”, asseverou.

Roberto Jamil Muharre, chefe da Clínica Cirúrgica onde  Max atuava até assumir a direção, acompanhou a carreira do médico desde a sua residência na própria clínica onde atua até hoje, e comentou sobre a sua nova missão. “Max foi meu residente aqui no HFB, e fico muito feliz por ter feito parte da sua trajetória e do seu desenvolvimento profissional. Neste momento em que ele assume a direção-geral deste hospital, pelo qual todos nós temos um carinho enorme, seu desafio será amplificar para toda a comunidade hospitalar a sua dedicação à saúde pública, que sempre foi marcante e notória na Clínica Cirúrgica”, elogiou.

Emocionado, Max contou que iniciou sua carreira no HFB como residente e onde teve espaço e oportunidade para seu crescimento profissional. “Esse é um momento muito importante, gosto muito desse hospital e esta nomeação tem um significado maior. Espero retribuir ao hospital tudo o que ele fez por mim. Quero ver o nome do HFB crescer e ser valorizado por sua excelência e complexidade”, enfatizou. Sem esconder a felicidade e a emoção, o novo diretor agradeceu o comparecimento de todos e ressaltou que pretende visitar os setores. “A porta do gabinete estará sempre aberta, mas não sou pessoa de ficar parada. Quero ir aos setores para conhecer a realidade de cada um deles”, adiantou.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, em 1991, Max Freitas fez Residência em Cirurgia Geral, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Videolaparoscopia no HFB. Durante os 26 anos no HFB, o novo diretor atuou como cirurgião geral, coordenador da Residência Médica da Clínica Cirúrgica B e responsável pelo Centro Cirúrgico da Unidade. Sua experiência profissional também contempla o cargo de Diretor Médico da UPA de Itaboraí e de cirurgião responsável pela Emergência dos Hospitais Barra D’or, Copa D’or, RiosD’or, São Bernardo e Cotefil.

Por Fabio Borges e Danielle Fernandes

Fotos: Fabio Borges

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar