DEPARTAMENTO DE GESTÃO HOSPITALAR SAS/MS
Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Ouvidorias Públicas nas Ruas

Texto: Cláudia Chagas
Fotos: Marcelo Queiroz

Quem passou nesta terça-feira (12/09) pela Central do Brasil teve oportunidade de conhecer um serviço fundamental para a população: as Ouvidorias Públicas. O evento Ouvidorias Públicas nas Ruas divulgou informação sobre esse importante canal de comunicação entre a população e as instituições e também prestou atendimento presencial.

Ouvidoras do DGH e do HFSE participam do evento na Central do Brasil

As ouvidorias do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) e do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) participaram da ação. Ao todo foram 325 pessoas atendidas, 76 delas pelas ouvidoras do DGH e do HFSE.

A ouvidora-geral do DGH, Raquel Rodrigues, explicou que durante o evento foi realizada uma pesquisa para avaliar o conhecimento da população sobre a atuação das ouvidorias públicas e também uma ação de sensibilização sobre a Lei 13.460, de 26 de junho de 2017, que trata dos direitos do usuário dos serviços públicos.

“A expectativa é de realizarmos cerca de 400 questionários e distribuirmos mil flyers sobre a Lei 13.460”, afirmou Raquel.

Atendimento presencial

Maria de Fátima, 57 anos, aproveitou a oportunidade para solicitar informações sobre seu atendimento de saúde. Por estar internada em outra unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), ela perdeu a data de um exame no Hospital Federal dos Servidores e não sabia como proceder para retomar seu tratamento.

Isabel Monteiro, do HFSE, ouve usuária do SUS

Isabel Monteiro, do HFSE, ouve usuária do SUS

“Esse é o perfil do cidadão que procura as ouvidorias. Por diversos motivos, a pessoa busca tratamento em várias esferas públicas e  acaba se confundido. Nosso trabalho é ouvir, sintetizar e reorganizar o atendimento do paciente”, explica Maria Isabel de Abreu Monteiro, ouvidora do HFSE.

O evento “Ouvidorias Públicas nas Ruas” é uma iniciativa do Grupo de Trabalho sobre Ouvidorias Públicas, criado pela Controladoria-Geral da União do Rio de Janeiro. Além das Ouvidorias do DGH e HFSE, estiveram presentes representantes da Controladoria-Geral da União, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, da Prefeitura do Rio, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria de Transportes.

COMENTAR

"Não serão publicados comentários anônimos e que contenham linguagem chula ou ofensas pessoais"




«« Voltar